São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

População maior derruba renda

DA SUCURSAL DO RIO

A diferença entre o crescimento do PIB brasileiro e o da renda per capita se explica pela relação existente entre o aumento do produto e o crescimento populacional. O resultado percentual da renda per capita é uma conta que, basicamente, divide o índice de crescimento do PIB pelo da população.
Para 93, os 2,97% de aumento da renda é resultado da divisão dos 4,96% de alta do PIB por um crescimento de 1,93% da população.
A mesma relação faz com que às vezes o resultado do PIB seja positivo e a renda per capita seja negativa. Foi o caso de 1991, quando o PIB cresceu 1,08%, mas a renda per capita sofreu redução de 0,84%.
A mesma relação explica a queda de 3,7% da renda de 81 a 93, apesar do crescimento de 23,54% do PIB no período. É que a população cresceu 28,2%. Para que a renda cresça o mesmo que o PIB, é necessário que o crescimento populacional seja zero.

Texto Anterior: Produção do país cresce 4,96% e é a maior desde 80
Próximo Texto: Economia é a 9.ª do mundo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.