São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
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Entenda a história da cratera

DA REPORTAGEM LOCAL

O túnel que liga as avenidas Juscelino Kubitschek e Antonio Joaquim de Moura Andrade, passando sob a avenida Santo Amaro faz parte do complexo viário que vai ligar o Morumbi à avenida 23 de Maio. Um túnel liga a avenida Américo de Moura, em Cidade Jardim, à Juscelino Kubitschek, passando sob o rio Pinheiros.
Este trecho deve ser inaugurado até abril. As obras dos exaustores deste túnel eram irregulares -fariam mais barulho do que a lei permite-, segundo o Consema (Conselho Estadual do Meio Ambiente) e foram embargadas. A prefeitura atendeu as determinações do órgão e pôde continuar os trabalhos.
As obras no Ibirapuera ainda não começaram. Ainda dependem, para serem realizadas, de avaliação do Conselho Estadual do Meio Ambiente. Está projetado um túnel que passa sob o parque Ibirapuera e desemboca na 23 de Maio.
O trecho sob a avenida Santo Amaro, no entanto, é o que apresentou mais problemas. No dia 24 de novembro de 93, a pista da avenida Antonio Joaquim de Moura Andrade no sentido marginal Pinheiros-Ibirapuera, continuação da Juscelino, desabou. A galeria do córrego do Sapateiro que passa sob a avenida e sobre o túnel se rompeu, solapou a pista e destruiu uma adutora da Sabesp.
A pressão da água abriu uma cratera de cerca de cem metros quadrados e danificou o túnel. Dois dias depois, os efeitos do fluxo de água apareceram na avenida Juscelino Kubitschek, onde surgiu outra cratera. Segundo os laudos, as obras ajudaram a romper a galeria.
No dia 30 de janeiro, a galeria provisória do córrego se rompeu. Uma chuva forte aumentou a vazão e estourou a canalização de emergência. Agora está sendo construída uma galeria paralela à atual. O fim das obras, marcado para março, foi adiado para novembro deste ano. Se o embargo for mantido, elas podem ser atrasadas em mais seis meses.

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