São Paulo, sábado, 19 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rato passa a doença

DA REPORTAGEM LOCAL

A leptospirose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria –um parasita de apenas uma célula– do gênero Leptospira. A bactéria vive em animais domésticos mas principalmente em roedores. A urina dos ratos é um veículo de contaminação, eliminando bactérias vivas e patogênicas (capazes de produzir doença).
Fora do corpo do animal as leptospiras podem viver várias semanas na água. A infecção acontece devido ao contato de uma pessoa com água contaminada, mas as bactérias não penetram diretamente pela pele. A via de entrada pode ser um machucado, a mucosa nasal ou o olho. Nadar em água contaminda é um meio de se infectar.
Os sintomas variam de acordo com o tipo de leptospira, mas geralmente a doença fica incubada por uma semana. Febre, fraqueza, inflamação do globo ocular e dores musculares são sintomas comuns, assim como vômitos e diarréia. Antibióticos tratam a doença.

Texto Anterior: Secretaria confirma 4 casos de leptospirose
Próximo Texto: Horário de verão acaba: economia foi de 1%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.