São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jogadores fazem tratamento

DA REPORTAGEM LOCAL

O Corinthians, a exemplo do que acontece no São Paulo com o meio-campo Juninho, também está preparando seus superatletas. Cinco jogadores do grupo corintiano estão passando por um tratamento de aumento de massa muscular, orientado pelo fisiologista Renato Lotufo: Rivaldo, Tupãzinho, Marques, Valdo e Zé Elias. "A intenção é que ocorra uma hipertrofia muscular", disse Lotufo.
Os jogadores fazem exercícios que consistem basicamente de musculação. "Também utilizamos um suporte nutricional", afirmou o fisiologista. A sequência de três partidas por semana prejudica o planejamento de trabalho. Segundo Lotufo, a frequência ideal é de cinco vezes por semana.
O lateral Valdo ainda não está atuando com maior frequência, devido ao tratamento. "Ele precisa de exercícios, tanto nos braços como nas pernas", disse Lotufo.
Os exercícios de musculação são iniciados após um teste de carga máxima, feito para cada grupo muscular. A partir deste valor, o atleta faz exercícios com 40% deste máximo, durante uma semana. Em seguida, a carga é aumentada para 60% e assim até atingir 80%. Para este valor ser superado é necessário um novo teste. "Em 45 dias já começamos a verificar avanço", disse Lotufo. (WBJr)

Texto Anterior: Delegação toma sonífero
Próximo Texto: Pepe usa rivalidade para motivar Santos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.