São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Próximo Texto | Índice

Túmulos são bom investimento em SP

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Um novo tipo de investimento –à primeira vista estranho– está movimentando o mercado de terrenos em São Paulo, com rendimentos que superam aplicações como poupança, dólar e ouro. É a compra por pequenos investidores de lotes, com ou sem área construída, para jazigos.
Em fevereiro, os preços dos jazigos nos cemitérios particulares subiram até 55,8%, caso do cemitério Jardim da Colina, em São Bernardo do Campo. No cemitério Congonhas (zona sul), o aumento em janeiro foi de 53% em relação a dezembro, contra um rendimento da poupança de 50% (máximo para depósitos do dia 11 de janeiro), de 39% do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado), 40% do dólar livre e 35% do ouro.
Nos últimos 12 meses, os jazigos no cemitério Congonhas tiveram valorização de 3.480%. A inflação calculada pelo IGP-M foi de 2.848% no mesmo período. O dólar livre valorizou 2.818% e o ouro, 2.974%. A valorização dos jazigos bateu até mesmo a variação acumulada do m2 de área útil de apartamentos novos, que no ano passado foi de 2.373%.
O aumento dos preços deve-se a pelo menos três motivos: a grande demanda –SP tem uma média diária de 220 mortes–, a demora de até seis anos da prefeitura para autorizar a instalação de um cemitério, e uma lei que determina que a ocupação dos túmulos nos cemitérios públicos seja apenas familiar e hereditária. Com isso, os preços dos jazigos particulares disparam.
"Os aumentos são sempre acima da inflação", diz Luiz Carlos Nogueira Araújo, auxiliar administrativo do cemitério Congonhas. Embora sem a mesma liquidez dos ativos financeiros mais conhecidos –em geral o comprador adquire, por exemplo, três lotes e espera no mínimo um ano para revender dois–, o investimento em túmulos ganha adeptos. "É um investimento como qualquer outro", afirma Araújo. Para garantir a liquidez, os investidores costumam fixar preços entre 10% a 20% abaixo das tabelas dos cemitérios (veja quadro ao lado). "É uma forma de chamar a atenção do comprador", disse um deles, que não quis ser identificado.
Os preços variam com o número de gavetas. O jazigo mais barato, de três gavetas, custa CR$ 767,6 mil no Parque dos Girassóis, em Parelheiros (zona sul). O mais caro é um de seis, no Morumbi (zona oeste), por CR$ 3,6 milhões. (RP)

LEIA MAIS
sobre valorização de jazigos na pág. 10-2.

Próximo Texto: Comprar lote em cemitério requer cuidados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.