São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Dickens na melhor versão

ANSELMO CHERÉ

O diretor David Lean tem uma filmografia de dar água na boca em muito cineasta. Exemplos: "A Ponte do Rio Kwai" (1957), "Lawrence da Arábia" (1962) e "Dr. Jivago" (1965). Mas uma importante obra de Lean, por ter escancarado as portas de Hollywood a ele, é "Grandes Esperanças", filme baseado em conto de Charles Dickens. Ganhador de três Oscars, a grande esperança de um jovem órfão é deixar os pântanos de Kent, quando recebe uma herança. No fundo, o que pretende é impressionar uma paixão de infância. Essa é a terceira adaptação da história de Dickens. Para a crítica em geral, é a melhor versão. Como dizia o crítico James Agee, "'Grandes Esperanças' está para Dickens assim como Henrique 5º está para Shakespeare".
Grandes Esperanças (Great Expectations) Inglaterra, 1946. Direção de David Lean. Duração: 118 minutos. Preto e branco. Concorde Vídeo. Tel. 266-6999. Preço médio: CR$ 21.300.

Texto Anterior: Painel de traços modernistas
Próximo Texto: a luxúria do ROXO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.