São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
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Como montar uma pequena loja de mercadorias importadas?

Maria Antonieta Sacconi Paschuotti, Americana, SP

O leque de negócios com importados é bastante amplo. Começa com produtos diversificados de baixo custo de aquisição (bugigangas) e vai até produtos específicos, tais como equipamentos eletrônicos, utilidades domésticas, material de papelaria, alimentos e bebidas.
A loja pode ser montada independentemente ou através de franquia. A vantagem da loja independente em relação ao sistema de franchising é o custo de montagem menor, com a eliminação de diversas taxas exigidas pelo sistema. Em contrapartida, existem desvantagens, como dificuldade para formar estoque e para negociar preços e prazos com fornecedores.
Lojas independentes exigem planejamento detalhado, baseado em pesquisa do mercado consumidor. A escolha do ponto comercial é fator importante para o sucesso desse tipo de negócio. Deve ser localizado em bairros com população de bom poder aquisitivo, ou em shopping bem movimentado. Uma pequena loja independente de mercadorias de pequeno custo, por exemplo, requer um estoque de no mínimo 300 itens. O investimento inicial –com a adaptação do ponto, instalação de móveis, equipamentos e um o estoque inicial para três meses– fica entre US$ 30 mil a US$ 100 mil. O retorno financeiro pode levar até oito meses.
Há outros problemas em lojas independentes. A importação direta provoca despesas altas com frete e armazenagem nos portos; é preciso dominar o processo burocrático; e a operação exige conhecimentos nas áreasfinanceira e tributária.
Caso a opção seja pela franquia, podem ser pedidas informações aos seguintes franqueadores em São Paulo: Drug Stuff - tel. (011) 852-1802; Import Line - tel. (011) 533-0641 e 531-5121; US Shopping - tel. (011) 262-6445; ou no Rio de Janeiro: Walgreens - tel. (021) 270-9911.
As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem se enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

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