São Paulo, domingo, 20 de fevereiro de 1994
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Micro e pequenas expõem seus produtos em Paris

Bercy-Expo reúne empresas de alimentação de diversos países

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Micro e pequenos empresários estão expondo seus produtos em Paris, em busca do mercado europeu. Por iniciativa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), em parceria com a Passos Importação e Exportação, vários fabricantes de alimentos estão mostrando seus produtos no Bercy-Expo - Centro Internacional de Alimentação.
Localizado em Paris, o centro é uma espécie de shopping atacadista de alimentos e correlatos. Seus clientes são restaurantes, lanchonetes e hotéis do mundo todo. São 92 mil m2 de área, com 250 estandes de empresas de vários países. A Passos alugou um estande com 140 m2 e o chama de "Espaço Brasil". Segundo Paulo Passos, dono da empresa, a idéia é levar micro e pequenos empresários. Por isso, a parceria com o Sebrae.
A Passos oferece 1,20 m por 30 cm de espaço numa gôndola por US$ 500 mensais. O Sebrae reservou uma área de 50 m2, subdividida entre 16 unidades estaduais. Cada unidade está comprometida a levar determinado número de expositores. Para isso, subsidia o aluguel. No espaço do Sebrae, pequenos pagam US$ 90 por mês para mostrar sua produção.
Mauro Ávila, 44, gerente de comércio exterior do Sebrae SP, diz que os contratos são de no máximo um ano. Ele sugere que as empresas permaneçam na exposicão pelo menos por seis meses "em razão da adaptação e dos trâmites burocráticos do comércio internacional".
O Sebrae orienta quanto à confecção de folhetos em outros idiomas e procedimentos de comércio exterior. O empresário deve cobrir as despesas com catálogos e remessas, fazer contatos com os interessados e cuidar da burocracia.
O Sebrae SP deve levar 15 expositores para Paris. Por enquanto, cinco já estão com produtos na mostra. De acordo com Ávila, nenhuma empresa fechou negócios. "Estamos na Expo-Bercy desde setembro e esse tempo ainda é curto", diz.
A Fachga Chocolate Artesanal é uma das cinco empresas. Lúcia Fachga, 40, dona, diz que recebeu consultas de uma empresa francesa. Agora, ela se ocupa com a remessa de amostras e definicão dos preços. Para Lúcia, a Expo-Bercy "é uma oportunidade maravilhosa para os pequenos exporem seus produtos para o mundo".
Extrato de própolis e própolis bruto são os produtos que a N M Exportação e Representação está mostrando em Paris. Carlos Wada, 28, sócio, diz que já vende para empresas japonesas e tem intenção de entrar no mercado europeu. A N M recebeu consultas de quatro empresas estrangeiras. Mandou as amostras e está desenvolvendo embalagens especiais para a exportação. (NR)

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