São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confira quais os pontos já definidos

CARLOS ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

A política salarial do Plano FHC já tem definidos os seguintes pontos:
Os salários em URV não estarão congelados.
O valor dos salários em URV será livremente negociado entre empregados e empresários, mas não poderá ser inferior ao salário real médio dos quatro ou oito meses anteriores.
Salário real é o valor que se obtém retirando a desvalorização inflacionária do salário nominal, sendo este o valor que vem expresso no holerith (ou contra-cheque). O salário real mede o efetivo poder de compra a cada mês.
A maneira mais fácil de se calcular o salário real é pegar o valor nominal recebido e transformá-lo em dólar pela cotação do dia do pagamento. Se o salário nominal, em cruzeiros reais, for constante ao longo de quatro meses, ele será menor em dólares a cada mês, refletindo a corrosão inflacionária.
O valor real médio, para um período de quatro meses, por exemplo, se obtém somando os resultados em dólar de cada mês e dividindo por quatro. Esse valor, em dólar, será sempre menor do que o salário do mês do reajuste (que é o salário-pico) e maior que o salário do mês imediatamente anterior ao do reajuste (o vale). Como a URV terá uma cotação diária em dólar, obtido o valor médio em dólar é só passar para URV, pela cotação do primeiro dia do novo indexador.
Assim, a regra de conversão terá o único objetivo de garantir que os salários expressos no novo indexador serão pelo menos iguais ao valor médio real dos últimos quatro ou oito meses. Por categorias ou por empresas, empregados e empresas poderão acertar qualquer valor acima dessa média.
Os salários deverão ser expressos e calculados em URV, mas pagos em cruzeiros reais, conforme a cotação do dia do pagamento. A URV terá uma cotação diária em relação ao cruzeiro. Como as empresas fecham a folha de pagamento com dias de antecedência, terá de haver ajustes nos pagamentos seguintes. Em todo caso, é certo que os salários passam a ter reajustes mensais em cruzeiros reais.
A equipe ainda discute se os salários serão obrigatoriamente expressos em URV ou se poderão continuar em cruzeiros para as categorias que assim desejarem. Mas é mais provável que sejam obrigatoriamente expressos em URV.
O salário mínimo será colocado na média real dos últimos quatro ou oito meses. Daria um valor perto dos US$ 65. Como o ministro do Trabalho, Walter Barelli, quer um valor mais perto de US$ 100, haverá aí uma negociação política.
O salário do funcionalismo público federal, definido por lei, será colocado na média real dos últimos quatro ou oito meses.

Texto Anterior: Barelli quer forma de proteção
Próximo Texto: Equipe decide hoje conversão para preços
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.