São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tintoretto ganha mostras em Veneza

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

No quarto centenário de sua morte, a cidade de Veneza se prepara para a "ressurreição" de Jacopo Robusti, mais conhecido como Tintoretto. O pintor ganha, a partir do próximo dia 26 de março, a maior exposição de seus retratos já montada até hoje. A mostra fica na Galleria dell'Accademia até 10 de julho.
O artista já é motivo da mostra "As Representações Sacras de Tintoretto", em cartaz até 6 de abril na igreja de San Bartolomeo, também em Veneza.
Segundo o historiador Arturo Carlko Quintavalle, Tintoretto é um dos pintores mais injustiçados pelo mercado de arte. Segundo o historiador, o artista paga até hoje por ter dado uma nova luz às imagens sacras e destaca que suas luzes e sombras foram inspiradas em sua grande paixão, o teatro. O pintor chegou a criar muitos cenários para montagens teatrais da época. Tintoretto preferia trabalhar com luz artificial.

Texto Anterior: 'O Reencontro' é todo sensual
Próximo Texto: Brian May doa medula para menino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.