São Paulo, quinta-feira, 24 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado do Rio registra 42 casos de cólera e três mortes este ano

DA SUCURSAL DO RIO

Estado do Rio registra 42 casosde cólera e três mortes este ano
O Estado do Rio já teve, este ano, 42 casos de cólera, com três mortes, segundo o governo estadual. O número é 8,5 vezes maior do que o registrado nos dois primeiros meses de 93 (cinco casos). Em todo o ano passado, houve 309 casos, com dez mortes.
"É um quadro bem mais complicado do que o de 93, mas, em compensação, as autoridades sanitárias estão muito mais preparadas e atuantes", disse o diretor administrativo do Instituto Noel Nutels, Gilson Souza.
Segundo Souza, o aumento da doença se deve principalmente aos "importados", pessoas contaminadas fora do Estado. Souza disse que houve sete casos de "importados", sem contar as pessoas por eles contaminadas.
Às 17h de ontem, o Instituto Noel Nutels, ligado à Secretaria estadual de Saúde, havia concluído o resultado de 194 amostras de fezes sob suspeita de conter o embrião. Todos os resultados foram negativos. A cidade mais afetada é Niterói, com 22 casos, seguida pelo Rio, com 13. Na capital, Copacabana (zona sul) foi o bairro mais atingido (três casos).
O diretor-geral do Noel Nutels, Oscar Berro, considera que o Rio já vive uma epidemia, pelo fato de não possuir um "histórico de cólera": a doença estava erradicada desde o século passado, retornando na década de 90.

Texto Anterior: Prefeito do Rio divulga balanço do Carnaval 94 e lucro é de US$ 8 mil
Próximo Texto: Greve de serventes não suspende limpeza do Metrô
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.