São Paulo, domingo, 27 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Laboratório da UFPB se destaca no Nordeste

ADELSON BARBOSA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM JOÃO PESSOA

O LTF (Laboratório de Tecnologia Farmacêutica) da Universidade Federal da Paraíba é o único utilizado pela Central de Medicamentos (Ceme) no Nordeste brasileiro para o controle de qualidade dos medicamentos adquiridos pelo Ministério da Saúde nos laboratórios públicos e privados do país. Semanalmente o LTF recebe amostras de medicamentos para análise da qualidade. Os medicamentos só são liberados pela Ceme mediante laudo do LTF.
O laboratório existe há 25 anos. Além do controle de qualidade, faz pesquisas científicas com plantas medicinais para obtenção de medicamentos fitoterápicos que substituam os alopáticos. O LTF também produz 250 tipos de medicamentos, cosméticos e produtos de limpeza.
Toda a produção de medicamentos e produtos de limpeza abastece o Hospital Universitário de João Pessoa e 120 hospitais públicos, postos de saúde e entidades filantrópicas, segundo o diretor do laboratório, Reinaldo Nóbrega de Almeida, 43. Os preços são em média 50% mais baixos do que os de mercado. Há produtos até cinco vezes mais baratos. Os cosméticos são vendidos a preços baixos para estudantes, professores e funcionários da universidade.
Segundo Almeida, a partir de maio a produção vai ser multiplicada por dez. Hoje, a produção estimada é de 97,5 mil litros de líquidos, 840 quilos de pomadas e cremes e 222 mil ampolas injetáveis. O LTF recebeu US$ 400 mil de verbas dos Ministérios da Saúde e Educação, por meio da Ceme e Sesu (Secretaria de Educação Superior), para adquirir máquinas e ampliar a produção. O diretor do laboratório informou que parte das máquinas adquiridas estão sendo montadas no próprio laboratório. Com a produção ampliada, o LTF vai poder aumentar o atendimento aos hospitais públicos.
(AB)

Texto Anterior: Fundação cria 7 mil empregos em um ano
Próximo Texto: Pele artificial recupera epiderme e é exportada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.