São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prima de Itamar mora em barraco

AMAURY RIBEIRO JR.; HELCIO ZOLINI
DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTA LUZIA

Edith Campinhos Stiebler, 86, prima e parenta mais velha do presidente Itamar Franco, está entre os milhares de brasileiros aposentados que ganham um salário mínimo por mês e tentam se equilibrar com um orçamento pequeno.
Edith é filha de Rodolpho Stiebler, irmão e tutor de Augusto César Stiebler, pai de Itamar. "Foi meu pai quem criou o pai de Itamar", contou à Folha na última quarta-feira em sua casa, no bairro São Benedito, em Santa Luzia (na região metropolitana de BH).
Edith mora com a filha adotiva, Márcia, 21, e dois netos numa casa de dois cômodos, coberta por uma lona de plástico, poucos móveis, um televisor em preto e branco, e guarda na cozinha, entre os sacos de arroz e feijão, um álbum com fotos dos pais de Itamar.
Ela conta que começou a ficar pobre há 40 anos, quando o pai, "então um próspero industrial, devido a divergências familiares", passou seus negócios para os irmãos, entre eles a cervejaria Stiebler, fundada em Juiz de Fora.
A professora Edith, como é conhecida, afirma que "como os demais professores, vivo em plena miséria". Ela diz que mora no bairro há mais de 40 anos, mas não tem a escritura do terreno. "Qualquer dia eles me tiram", lamenta. Edith não conhece pessoalmente o primo. "Lembro de histórias contadas pela avó dele, que o ninava em italiano, cantando que um dia ele seria presidente."

Texto Anterior: Ximenez recebeu US$ 88 mi
Próximo Texto: ACM quer aliança com PSDB e PMDB
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.