São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vesúvio pode matar 1 milhão em minutos

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma erupção de média ou grande proporção no monte Vesúvio, a cerca de 10 km de Nápoles (sul da Itália), poderia atingir uma área habitada por cerca de 1 milhão de pessoas em apenas 15 minutos. A erupção causaria destruição total em uma região de 7 km em torno do vulcão. Cientistas dos EUA e da Itália divulgaram esses resultados na edição de 10 de fevereiro da revista britânica "Nature".
Flavio Dobran, da Universidade de Nova York, e pesquisadores de Roma e de Pisa estudaram as consequências de uma possível erupção do Vesúvio através de simulações feitas com modelos em computadores. Esses modelos levaram em conta o comportamento e a distribuição dos produtos das erupções anteriores do vulcão, além da temperatura e pressão prováveis do magma ao subir. Também foi considerado o tamanho da "chaminé" através da qual o magma sobe.
Inativo desde 1944, o Vesúvio é famoso por ter matado mais de 2.000 pessoas e destruído as cidades de Pompéia e Herculano no ano de 79 d.C. Em 1631, outra erupção destruiu Torre del Greco e as aldeias em volta da cidade.
Segundo os pesquisadores, o próximo ciclo de atividade do vulcão adormecido desde 1944 pode começar a qualquer momento nos próximos séculos. A marca do início seria uma erupção semelhante à que foi modelada pelos cientistas com o auxílio dos computadores.

Texto Anterior: Terra só pode ter 2 bi em 2100, diz estudo
Próximo Texto: Preço em URV ficaria congelado, diz FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.