São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Índice

Hotel vai aumentar os preços em dólar

Mensalidades sobem 25% amanhã

JOSIAS DE SOUZA
DIRETOR-EXECUTIVO DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Nesta terça-feira, dia em que estréia no mercado a URV, novo indexador atrelado ao dólar, um hotel de Brasília, localizado a menos de mil metros do Ministério da Fazenda, estará aumentando os seus preços em 25%. Nada demais não fosse por um detalhe: as diárias do hotel já estão fixadas em dólar.
A providência do hotel (Manhattan Flat), de propriedade do deputado federal Paulo Octávio (PFL-DF), expõe um risco que o ministro Fernando Henrique Cardoso considera afastado: o de ocorrer inflação também em URV, antes mesmo da transformação do indexador em moeda.
O Manhattan está comunicando o aumento aos seus hóspedes mensalistas desde 21 de fevereiro. "O aumento não vale para as diárias, só mensalistas", afirmou Paulo Octávio. Diz o ofício: "Em virtude de o dólar não ter acompanhado os índices da inflação verificada no período de fevereiro de 1993 a fevereiro de 1994, estaremos aplicando um reajuste de 25% sobre as tarifas vigentes. A medida entrará em vigor a partir de 1º de março de 1994".
A medida provisória que o Ministério da Fazenda anuncia hoje não obriga a conversão dos preços à URV. Mas os empresários, se desejarem, poderão optar pela apresentação dos seus preços em URV, desde que, ao lado, apresentem também o preço equivalente em cruzeiros reais.
O economista Edmar Bacha, assessor especial da Fazenda, diz que o governo não imporá a conversão dos preços à URV porque o governo não está aparelhado para exercer a fiscalização. O exemplo do Manhattan põe por terra os argumentos de Fernando Henrique. O ministro tem afirmado que, com a URV, os salários estarão protegidos, ao contrário dos preços.
O caso do hotel brasiliense mostra que os preços, mesmo os que optarem voluntariamente pela URV, poderão subir acima do novo índice. Se ficar constatado que a variação do dólar foi inferior à evolução de outros índices que medem a inflação, o empresário sempre poderá optar pelo número que lhe for mais favorável.

Texto Anterior: Itamar cancela visita à fábrica da GM
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.