São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo faz mapeamento ecológico das ilhas de Fernando de Noronha

DA REPORTAGEM LOCAL

Mapear e levantar os dados ecológicos do arquipélago de Fernando de Noronha para poder administrá-los adequadamente e garantir a segurança dos ecossistemas da ilha foi o objetivo do mestrado de Mateus Baptistella -"Cartografia Ecológica do Arquipélago de Fernando de Noronha", no Instituto de Biociências da USP.
O trabalho de mapeamento custou cinco anos de pesquisas e coletas de dados em campo. Fernando de Noronha é o primeiro parque nacional brasileiro a dispor de informações desse tipo. O estudo consiste de uma descrição inédita e particularizada de todas as características físicas, vegetais e humanas das paisagens do único arquipélago oceânico brasileiro constantemente habitado -quase cinco séculos de ocupação. Foram feitos cerca de cem mapas, 618 fichas de reconhecimento da vegetação e do meio e coletadas 128 amostras de solo.
Na discussão do trabalho foram analisados os principais condicionante físicos da paisagem e os fatores ambientais que influem na distribuição espacial da vegetação. Por fim, Baptistella, fez uma análise crítica do Plano de Manejo (administração ambiental) do Parque Nacional Marinho. Isto é: sua capacidade de garantir a preservação dos ecossistemas do arquipélago de Fernando de Noronha.

Texto Anterior: WALTER CENEVIVA
Próximo Texto: Agente policial é morto em tentativa de roubo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.