São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Contaminação pode causar paralisia e matar

TEREZA CRISTINA GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

O botulismo– doença causada pelo Clostridium botulinum– é um quadro grave de paralisia nervosa progressiva, que entre outros motivos pode ser resultado de alimentos contaminados.
A bactéria responsável pela doença é encontrada difusamente pelo mundo. Produz o mais potente tipo de neurotoxina (toxinas que atacam o sistema nervoso) bacteriana conhecida. É a ingestão dessa toxina que causa a doença.
O maior número de casos de contaminação alimentar vem de comidas enlatadas sem conservação adequada, que permitem o crescimento do microorganismo. O Clostridium botulinum não precisa da presença de ar para sobreviver.
Em casos graves, a contaminação pode causar a morte. Cerca um dia depois de ingerir os alimentos contaminados, a pessoa tem uma paralisia bilateral que na maioria dos casos começa com os nervos cranianos.
Visão dupla, dificuldade de falar ou engolir acontecem frequentemente. A paralisia progride rapidamente para o resto do corpo. Esse quadro pode ser acompanhado de vômitos e dor abdominal.
Em geral, apenas a presença desses sintomas permite que o médico faça o diagnóstico. Exames podem ser necessários nos casos de dúvida. Existem técnicas de laboratório que demonstram a presença das toxinas em líquidos do organismo do paciente (fezes, vômitos).
Em casos suspeitos é preciso sempre procurar o médico. O tratamento deve ser feito em hospitais. São usadas antitoxinas (substâncias que neutralizam a ação das toxinas) e antibióticos para eliminar qualquer fonte da bactéria no organismo. Apesar de todos os cuidados, uma taxa de morte de até 7,5% é encontrada.
Como em outras contaminações alimentares, o botulismo causado pela ingestão de comida pode ser prevenido. A forma mais segura e eficaz é cozinhar por tempo suficiente os alimentos (pelo menos 10 minutos a 100ºC).

Texto Anterior: Diarréia, vômito e náusea podem ser sinais de cólera
Próximo Texto: Médico completa 50 anos na Santa Casa; A FRASE; O NÚMERO; Substâncias domésticas podem virar drogas; No Brasil, jovens até 16 preferem inalantes; Monitor acompanha cirurgia do cérebro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.