São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diarréia, vômito e náusea podem ser sinais de cólera

Brasil já teve cerca de 7 mil casos da doença em 1994

TEREZA CRISTINA GONÇALVES
ESPECIAL PARA A FOLHA

Diarréia intensa, vômitos e náuseas não são sempre sinais de uma simples intoxicação alimentar. Se o quadro é prolongado, grave e a pessoa esteve ou mora em regiões epidêmicas do cólera é preciso ficar alerta.
Sete mil novos casos de cólera apareceram esse ano no país, principalmente no Nordeste. A falta de saneamento básico e condições de higiene facilitam a propagação da doença.
O Ceará é o Estado campeão em número de doentes. No 93 registrou 22.135 casos com 175 mortes. Até o último dia 27, já existiam 6.446 casos suspeitos e 23 mortes.
A doença é causada pelo Vibrium cholerae, que entra no organismo pela ingestão de alimentos ou água contaminada. Multiplica-se no intestino e produz uma toxina, que é a principal causa da diarréia.
O surto de cólera em Fortaleza é explicado pelo Secretário de Saúde, Raimundo Bezerra, como resultado do consumo de água de poços e cacimbas. Segundo ele, 98% dessa fonte de água estaria contaminada.
Para controlar a situação, técnicos de saúde distribuem folhetos informativos, hipoclorito de sódio e ensinam como esterilizar os alimentos.

Texto Anterior: Crianças se intoxicam mais
Próximo Texto: Contaminação pode causar paralisia e matar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.