São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
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Guerra derruba preços de TV

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os fabricantes de televisores em cores estão em guerra de preços. Philips, Sharp e Philco –as três maiores–, lideram a briga, que busca dar a elas maior participação de mercado. As outras empresas do setor também acabaram se mexendo. Resultado: de janeiro a outubro de 1993, o preço das TVs caiu 40%, em dólar, em média. Desde então, nem o Natal –que resulta em mais consumo– nem o efeito URV –que tem provocado aumentos especulativos-, deram espaço para as empresas fazerem reajustes acima da inflação e, assim, recuperar margens de lucro.
Uma pesquisa feita pela Gradiente em lojas das principais capitais do país do dia 1º a 20 deste mês, mostra que os preços dos televisores, em dólar, são os mesmos verificados em outubro de 93, com pouca diferença para mais ou menos. Em média, neste mês, uma TV de 14 polegadas sem controle remoto foi encontrada por US$ 273. Em outubro de 93 estava por US$ 276. Uma com controle saía por US$ 330 nos vintes primeiros dias deste mês. Em outubro, estava por US$ 320. Uma de 20 polegadas, sem o acessório, custava US$ 330 (US$ 329 em outubro), e, com o acessório US$ 397 (US$ 400 em outubro).
Em ano de Copa do Mundo, os empresários sempre esperam engordar margens de lucro por causa do aumento do consumo do produto –chega a crescer entre 10% e 15%, na comparação com um ano sem Copa. Neste ano, prevêem, não vai dar. "Já são 12 empresas instaladas no país", afirma Carlos Alberto Cardoso, gerente geral de produtos eletrônicos da Philips.
A Philips foi quem intensificou a briga. Em outubro do ano passado ela decidiu vender televisores em cores com controle remoto pelo preço que vendia os modelos sem o acessório. Na prática, isso significou uma redução de preços entre 10% e 15%, em dólar, em média.
A Philco e a Sharp reagiram menos de um mês depois. Baixaram 10% os preços dos modelos de TV sem controle remoto. "Isso acabou impedindo qualquer recuperação de preços no final do ano em todas as marcas", afirma Cardoso.
Milton Jaques Sztrajtman, vice-presidente da Philco, informa que de janeiro a outubro a empresa reduziu 40% o preço, em dólar, das suas TVs.
"Não vamos fazer loucuras para acompanhar concorrentes neste ano." Segundo ele, uma TV de 20 polegadas com controle remoto da Philco custa hoje nas lojas entre US$ 380 a US$ 390. Uma de 20 polegadas, sem o acessório, sai por US$ 335.
A Folha apurou que na primeira semana de fevereiro a Philco e a Casas Bahia fizeram anúncio em conjunto para a venda de uma TV de 20 polegadas sem controle remoto por US$ 290. Isso gerou reação de outras redes de lojas, que também queriam vender TVs por aquele preço.
Gerson Aronson, diretor da G.Aronson, informa que em novembro e dezembro a Philips e a Philco cortaram 5% os preços, em dólar, da sua linha de televisores. "É a concorrência."

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