São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Realidade virtual faz de você um herói

MARCELO PAIVA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Toda vez que olho pela janela, e vejo novos prédios se erguendo, avião atrasado sobrevoando a cidade, que, quando se vê de longe, parece parado no ar, o helicóptero apressadinho esbarrando nas antenas, muitas janelas, muitos sujeitos, esparramados nas poltronas, em frente de uma luz azulada que culmina num "plim-plim", o carro de som vendendo pamonha, o motorista buzinando para acordar o porteiro, o alarme que toca acordando os cães, penso: como esse bicho homem é inteligente, sô!
Nascemos tão animal quanto todos os outros, empurrados por uma pá de instintos, e alguma inteligência. Pendurados nas árvores, assistíamos a ferocidade dos felinos, que dominavam a Terra, e dos cães, que caçavam em grupo. O mundo era deles. Restavam as carniças de raças alheias, e nos tornamos experts em devorá-las. Trinta e cinco anos era o prazo de vida dos nossos ancestrais; hoje, estamos na média dos oitenta.
A virada veio com a pedra lascada, com o fogo e com a imitação. Nas paredes das cavernas, desenhavam o sentido da caça; os mais experientes ensinando aos mais novos. O mais sábio narrava os feitos dos grandes heróis. Outros, escreveram leis. E não paramos mais.

É, nenê, estamos à beira de uma grande virada, e é preciso segurar o fôlego. Vieram os mitos, reproduzindo os homens. Veio o drama reproduzindo o conflito dos homens. Vieram os romances, reproduzindo o homem à frente do conflito. O cinema procurou mostrar as imagens deste desafio. A televisão intervém na vida doméstica, criando e desfazendo mitos. Agora, a realidade virtual: você é o mito! Boy, está preparado?

Graças a Deus, a indústria pornô vai cair matando, com lançamentos variados. Roupas especiais para homens, mulheres, lésbicas e gays. Na roupa do homem, um sugador no pênis, com engrenagens de borracha, aquecidas e lubrificadas; no capacete, Sharon Stone gemendo. Para as mulheres, uma engrenagem que empurra e tira o "tarolo" artificial, e Tom Cruise cafungando no cangote. Gays e lésbicas terão equipamentos invertidos. As clínicas que tratam viciados terão de se reaparelhar para receber os novos clientes. Com um "smart drug" debaixo da língua, e um capacete na cabeça, as janelas perderão um sentido.

Texto Anterior: Problemas típicos de textos diminuem
Próximo Texto: PARLAPATÕES EM CONCERTO; MAIS TEATRO; O CLUB MED; MUITOS BLUES E ROCKS; SOUL ASYLUM; O CRAQUE JAMELLI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.