São Paulo, segunda-feira, 28 de fevereiro de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Os jovens de hoje sabem escrever?

LUCILA LERRO RUPP

Acho que os jovens sabem escrever bem, sim, porque eles hoje são muito mais incentivados pelos professores a produzirem textos criativos do que os jovens que estudaram em escolas tradicionais, conservadoras, onde a originalidade não é importante, e sim a perfeição ortográfica e gramatical.
Nestas escolas, os textos eram corrigidos apenas com a preocupação em relação à forma. Embora eu acredite que erros de forma prejudiquem a redação, o conteúdo deve ser muito mais valorizado.
Apesar disso, em muitas escolas esperam-se cópias de textos clássicos, de escritores que viveram em realidades diferentes, onde se pensava e se agia de outras maneiras.
Além disso, os adolescentes, hoje, têm muitos meios para estar sempre bem informados, podendo, assim, criar textos críticos interessantes.
Outro fator que acho importante é a liberdade que os jovens têm para poder tratar de todos os assuntos que lhes interessam, sem restrições ou censura.

Texto Anterior: Opções vão do francês ao russo
Próximo Texto: Os jovens de hoje sabem escrever?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.