São Paulo, sábado, 5 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rio Preto é a região que mais destruiu matas em SP

DA FOLHA NORTE

Rio Preto éa região que mais destruiu matas em SP
Rio Preto foi a região que mais destruiu mata nativa no Estado entre os anos de 1972 e 1990. Segundo levantamento feito pela Fundação Florestal, a região perdeu 54,5% de sua mata.
Além disso, foi a região que teve a maior diminuição na área reflorestada nos últimos 20 anos (levantamentos feitos em 1973 e no ano passado). A diminuição das áreas ocupadas com reflorestamento foi de 82,7%. Araçatuba teve diminuição de 70,7% de área reflorestada.
Segundo o engenheiro agrônomo Eduardo Pires Castanho Filho, 45, diretor do Fundo Florestar, entidade ligada à fundação, o principal motivo do desmatamento é a vocação da região para as atividades agrícolas e pecuárias.
Em todo o Estado de São Paulo, a destruição de matas nativas atingiu 14,5%. A área de mata cortada foi 25% maior que a reflorestada.
Castanho disse que um dos principais prejuízos causados pelo desmatamento é o aumento das erosões nas propriedades rurais. Segundo ele, o Estado perde aproximadamente 190 milhões de toneladas de terra por ano levadas pela chuva para o leito dos rios.

Texto Anterior: Litoral Norte monitora encostas para evitar novos deslizamentos
Próximo Texto: Souza Cruz cancela Carlton Dance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.