São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
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Sistema de navegação para carro orienta profissionais que viajam

JOHN DuBOIS e RHONDA RICHARDS

JOHN DUBOIS; RHONDA RICHARDS
DO "USA TODAY"

Os sistemas computadorizados de navegação para automóveis, muito mais divertidos que os mapas tradicionais, devem se tornar auxiliares indispensáveis para os executivos que viajam frequentemente a negócios.
Três sistemas com lançamento previsto para este ano usam satélites para localizar a posição do carro. O usuário dá entrada no destino desejado e o programa mostra onde você está em relação a onde precisa chegar.
"Ele permite que você se torne um 'nativo' instantaneamente", brinca Daniel Janal, porta-voz da Road Scholar, fabricante do programa "City Streets for Windows", que roda em computadores portáteis e custa cerca de US$ 500. Há mapas para 170 cidades dos EUA e 80 da Europa.
O executivo sugere que o usuário dê entrada em todos os seus compromissos fora da empresa ou em outra cidade e planeje o melhor itinerário para o dia. Se o computador for ligado a uma impressora, o usuário pode produzir um mapa personalizado.
Funcionamento
Os programas funcionam de modo semelhante, recebendo sinais de 24 satélites que formam uma rede chamada "Sistema de Posicionamento Global". A cada minuto, o sistema entra em contato com o satélite para atualizar a posição do automóvel.
A Sony e a Etak, líder de mercado de programas para produção de mapas digitais, planejam apresentar seus produtos no segundo semestre. Por enquanto, só a Califórnia e parte de Nevada já foram mapeados,mas há planos para documentar outros Estados.
A informação é armazenada em dois discos CD-Rom e exibida em uma tela de cristal líquido de cinco polegadas. O sistema também oferece informação sobre restaurantes, hotéis e atrações turísticas. Devem estar disponíveisno mercado dois modelos, um elétrico e um portátil, custando em média médio de US$ 2.200.
A Oldsmobile deve colocar um sistema de navegação como opcional em alguns modelos de automóveis por cerca de US$ 2.000. A tela colorida de quatro polegadas ficará no painel entre o motorista e o passageiro, para que os dois possam vê-la.
Este programa mostra o melhor caminho e o computador diz ao motorista onde virar –e se ele errou. Nesse caso, o usuário aperta um botão e "ganha" uma nova rota. Só o Estado da Califórnia e as cidades de Detroit e Chicago estão disponíveis por enquanto, mas a empresa planeja ter mapas para todos os Estados Unidos em dois anos. A locadora de automóveis Avis já está alugando carros com o sistema.
Esses programas já são comuns no Japão, conta John Rehfeld, presidente da Etak. Foram vendidas 170 mil unidades em 1993 e mais 400 mil devem ser comercializadas neste ano. A tendência dos sistemas de navegação para automóveis é que em cinco anos eles informem também as condições das estradas e a ocorrência de acidentes, avalia Rehfeld.

Tradução de Ana Astiz

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