São Paulo, domingo, 6 de março de 1994
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URV paralisa mercado de carros novos

DA REPORTAGEM LOCAL

O lançamento da URV na semana passada praticamente paralisou o mercado de carros novos. O clima nas revendas era de confusão. Apesar das regras definidas pelo governo para o cálculo dos novos preços, até a noite de sexta-feira Ford, VW e Fiat não haviam divulgado oficialmente as novas tabelas. A maioria das concessionárias consultadas não sabia por qual valor vender seus veículos.
A Autolatina (Ford e VW) havia fixado os preços de seus carros em URV (aumento de 16,9% em média em relação a fevereiro, pela média dos últimos quatro meses) na terça-feira, com exceção dos "populares" (Fusca, Kombi, Gol 1.000 e Escort 1.0), que tiveram reajuste de 39,9%. Na quarta, os "populares" das duas marcas tiveram suas vendas suspensas à espera de novo preço em URV. A tabela da General Motors, divulgada na sexta-feira, trazia aumentos de até 12% em cruzeiros reais; o Corsa, com valor estipulado em 7.350 URVs pela montadora, não constava da lista.
Os revendedores não entenderam por que só a GM indexou seu "popular" pela URV, com reajustes diários.
Até a última quarta-feira, algumas revendas VW dispunham do Gol 1.000, mas estavam segurando o modelo, já que não sabiam se o preço ficaria mesmo em cruzeiro real ou se seria em URV. Outras vendiam o modelo sem problemas, porém com dificuldades em calcular o valor do resto da linha VW.
Algumas concessionárias Ford ofereciam apenas o Hobby 1.0, porque não sabiam como iam vender os outros modelos da marca.
Nas revendas Fiat a confusão era maior. Até sexta, a montadora não tinha se posicionado sobre o novo índice, deixando os concessionários sem saber com que preço trabalhar. Como solução, as lojas adotaram um reajuste de cerca de 33% para o Mille Electronic.
A expectativa do setor é que nesta semana os preços já estejam definidos e o mercado normalizado. A tendência é de que todos os "populares" tenham seus preços fixados em URV.
Como não se espera aumento na produção de "populares", mesmo com a chegada do Corsa ao mercado a partir de amanhã tais modelos devem continuar com pouca oferta. Os revendedores acham que a tendência são os modelos sumirem ainda mais rápido das lojas.

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