São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
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Britânicos usam jato direcional

Os jatos britânicos Sea Harrier (versão naval) e Harrier (versão terrestre) têm algo parecido com o MATV. Eles são capazes de pousar e decolar verticalmente porque têm quatro bocais giratórios de escape de gases que permitem o vôo vertical, quando apontados para baixo. O sistema, porém, é muito específico, feito exclusivamente para os Harrier, além de ser pesado e inviável para instalação em uma caça supersônico como o F-16. Não existem ainda supersônicos como o F-16 capazes de pouso e decolagem verticais.
O uso ou não da tecnologia MATV em novos aviões ou mesmo nos já existentes vai depender de seu custo adicional, em uma época de orçamentos militares decrescentes. A instalação do novo bocal de escape no F-16 acrescentou apenas 181 kg a um avião que pesa, vazio, quase sete toneladas e pode decolar até com o dobro disso em armas e combustível. Uma versão operacional pode ser ainda mais leve.
O "software" e a eletrônica para fazê-lo funcionar são caros, porém. O novo bocal cria uma instabilidade tão grande que só um computador pode acionar os controles do avião com a precisão necessária (o avião-teste tem até um pára-quedas instalado na cauda, para evitar o "estol", a perda de sustentação e consequente queda).RBN

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