São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computadores podem gerar fadiga visual

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O trabalho contínuo com terminais de computador pode levar à fadiga visual. Os sintomas são irritação e coceira nos olhos, visão "borrada", dor de cabeça e desgaste excessivo. É mais comum nas atividades que exigem atenção visual intensa e prolongada.
Sérgio Turkienicz, 27, analista de sistemas, é uma das vítimas dos terminais. Trabalha, em média, seis horas por dia na frente do computador. "Nos dias em que fico muito tempo concentrado na tela, meus olhos começam a incomodar. Parece que estou com areia dentro deles". Para melhorar, Turkienicz descansa alguns minutos. "A interrupção melhora um pouco, mas só fico bom mesmo quando paro com tudo e recomeço no dia seguinte", diz.
Algumas características do terminal de vídeo e do local de trabalho comprometem ainda mais o desempenho dos olhos. A má qualidade das imagens na tela (caracteres com definição precária ou aparente movimentação das letras), ofuscamento e os reflexos causados pela superfície em que o terminal está instalado predispõem a um maior cansaço visual.
A forma de trabalhar com o computador também influi. Atividades que necessitam de um esforço visual constante (como a dos digitadores) desgastam mais do que aquelas em que há uma variação (como a dos programadores ou a dos analistas de sistemas). A fadiga visual tende a aparecer depois de quatro horas de trabalho contínuo.
Lys Esther Rocha, médica do trabalho da Delegacia Regional do Trabalho de São Paulo (DRT), explica que os casos são, em geral, reversíveis e servem de aviso para que a pessoa consulte um oftalmologista e procure melhorar as condições de seu trabalho.
Aprimorar a qualidade das imagens do terminal, afastar o local de trabalho das janelas e fontes de luz muito fortes e fazer pausas durante a jornada (recomenda-se parar por 15 minutos a cada duas horas de trabalho) são algumas dicas para facilitar a vida dos seus olhos.(JB)

Texto Anterior: Inimigos dos olhos atacam nos locais de trabalho
Próximo Texto: Médico detecta 25 produtos que podem levar à cegueira
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.