São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Médico detecta 25 produtos que podem levar à cegueira

Ferreira Lima pesquisa perda de visão no trabalho

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

O médico do trabalho e especialista em saúde pública, Manoel Ferreira Lima, 42, localizou mais de 25 substâncias químicas usadas na indústria brasileira que podem levar a uma perda progressiva da visão sem que a pessoa saiba exatamente qual foi a causa.
A pesquisa faz parte da tese de mestrado de Lima, pela Faculdade de Saúde Pública da USP, em que analisa os diferentes distúrbios visuais causados pelas condições de trabalho. Os produtos (inalados ou absorvidos) destroem gradualmente o nervo ótico, deteriorando a acuidade visual. Muitas das substâncias "atacam" outras partes do organismo.
Lima, que tem apenas 20% da visão devido a uma retinopatia degenerativa (perda progressiva da visão de causa indefinida) estuda esse assunto para sensibilizar a população. "Já que a evolução da minha cegueira não tem jeito, tento alertar quanto as situações em que a perda da visão no trabalho é totalmente evitável", diz.(JB)

Texto Anterior: Computadores podem gerar fadiga visual
Próximo Texto: Livro homenageia os 50 anos do HC; O NÚMERO; A FRASE; Pulga de rato provoca a peste; Dormir com lente provoca inflamação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.