São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Vitor e Osvaldo mudaram duas vezes sua rota e não se arrependeram

VÍTOR NEGRETE; OSVALDO MARTINS

VÍTOR NEGRETE e OSVALDO MARTINS
Punta del Este, Montevidéu, Buenos Aires. A trilogia do prazer. Todas muito próximas. Sair de Buenos Aires foi como passar a arrebentação em uma praia, para alcançar as águas calmas.
Punta é a vitrine viva. Montevidéu é uma cidade pacata, "pero no mucho". Buenos Aires é a cidade onde os bares tem cortinas e fecham só quando o último cliente vai embora.
E como o céu faz fronteira com o inferno caímos novamente na "ruta": 40º C na estrada, o ar muito seco não permite sequer que transpiremos. Simplesmente retiramos com as mãos o sal que se deposita sobre a nossa pele.
Saímos de Buenos Aires em direção a Santa Rosa, capital da província de La Pampa. Pedalamos forte e chegamos a Neuquén, capital da província de Neuquén, uma cidade alegre e acima de tudo muito jovem. Nos disseram que é a cidade com mais jovens de toda Argentina. Alteramos nossa rota inicial para passar por Junin de los Andes e San Martin de los Andes.
Viajamos até de madrugada e dormimos em uma torre de retransmissão de sinais de rádio, que estava com a grade aberta. De manhã, ao abrir os olhos, vi no horizonte o vulcão Lanín.
Pedalamos forte, mais motivados pela novidade da paisagem. Comemos biscoitos do lixo. Chegamos a Junin de los Andes, situada em um pitoresco vale na margem direita do rio Chimevin. Saímos de Junin e fomos até San Martin de los Andes. Neste trajeto os rios com gelo eterno já são companheiros sempre presentes na paisagem, juntamente com subidas e descidas emocionantes. Fizemos muitos amigos. San Martin é uma cidade com um potencial infinito para o turismo de aventura devido a suas montanhas e lagos. Pode-se andar dias por suas florestas. No inverno o esqui e o snowboard dominam.
Saímos de San Martin em direção a Bariloche. Acampamos junto ao lago Espejo Chico. Tomamos banho em suas geladas e revigorantes águas. O camping é muito agradável e muito famoso entre os teens. As fogueiras com música de violão atravessam as noites. Ficamos surpreendidos com o alto astral e hospitalidade da galera, que dividia conosco os tragos e o calor da fogueira.
Continuamos a viagem e fomos até villa la Angostura bordeando o lago Nahuel Huapi. Encontramos um carro caído dentro do lago. Há 20 km de Bariloche retomamos o velho roteiro tendo certeza que a "volta" valeu.

Osvaldo e Vitor viajam com apoio da Folha.

Texto Anterior: Garotos acham Fusca 'perdido'
Próximo Texto: Chiloé inspirou exílio voluntário de Neruda
Índice

Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.