São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Computadores resolvem dúvidas sobre sexo e saúde

DA REPORTAGEM LOCAL

Cabeça cheia de dúvidas sobre sexo mais intimidade com computadores. Estas duas características, tão próprias de adolescentes, foram somadas em um único serviço: a orientação sexual através de transmissão de dados por telefone. Basta ter um micro.
Para usar o serviço, denominado Extra On-Line, a pessoa deve ter um computador com modem –acoplado a uma linha telefônica. O usuário transmite a mensagem para o computador dos responsáveis pelo serviço e escolhe uma senha. Em menos de 24 horas a dúvida vai ser respondida. Apenas o dono da senha pode ter acesso à resposta.
O serviço é gratuito, e funciona desde novembro do ano passado. Além das dúvidas sobre sexo, questões sobre saúde também são respondidas. Os responsáveis pelo serviço são o médico Paulo Silva e sua mulher, a enfermeira com especialização em sexualidade humana Sandra Vasquez. O serviço recebe em média duas chamadas por dia.
Além do serviço "informático", Sandra participa de outro programa de esclarecimento de dúvidas sexuais, por telefone, no Instituto Kaplan. "É diferente o contato nos dois meios", explica ela. "Pelo computador, o contato é bem mais frio e o diálogo é mais complicado do que pelo telefone."
Outra diferença é a faixa etária dos usuários. Segundo Sandra, no serviço telefônico são comuns, por exemplo, consultas de mulheres na faixa dos 40 ou 50 anos, preocupadas com a menopausa. "É difícil encontrar uma mulher desta idade que mexa com computadores. Por isso, jovens são maioria no Extra On-Line", diz.
Sandra vê duas vantagens no serviço por computador. A primeira delas é que a mensagem por modem pode dar mais privacidade ao usuário –perguntas e respostas podem ser enviadas ou consultadas a qualquer hora. A outra vantagem é a crescente popularidade dos computadores. "No futuro próximo, todos vão usar computadores para tudo. Este serviço é um avanço", considera Sandra.
Para acessar o serviço de dúvidas sexuais e sobre saúde, o usuário deve discar pelo computador para (011) 861-2162, de segunda a sexta das 14h às 23h30 e aos fins-de-semana das 17h de sábado às 22h de domingo. O modem deve ser ajustado com os seguintes parâmetros: discagem por pulso (ATDP); paridade=N; bit de parada=1; terminal=ansi; velocidade=2.400 bauds.

Texto Anterior: Chiloé inspirou exílio voluntário de Neruda
Próximo Texto: THE BREEDERS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.