São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

O jovem é mais violento que o adulto?

LEANDRO GAIA

A violência é um ato comum. Ela faz parte da natureza e do instinto humano em qualquer idade. A primeira atitude que pensamos em tomar diante de um fato ou situação que nos desagrada é, pelo menos em parte, violenta. A partir daí, a violência passa a ser exercida por pessoas pertencentes à sociedade (os adultos principalmente).
Os jovens não sofrem tantas pressões. Eles são considerados imaturos e inconsequentes. A violência praticada por eles vem de grupos marginalizados, que sofrem outras pressões, como a falta de perspectivas para o futuro ou o inconformismo idealista com a situação atual.
Analisando esta situação, uma pergunta surge: Quem apresenta a violência com maior intensidade, os jovens ou os adultos? Basta olhar nas páginas policiais dos jornais para constatar que a violência é cometida por pessoas de todas as idades, mas principalmente por adultos. Afinal, quem são as pessoas que declaram guerras, formam grupos de extermínios, entre outros?

Texto Anterior: Planetas receberam nomes de deuses da mitologia greco-romana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.