São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planetas receberam nomes de deuses da mitologia greco-romana

KATHY WOLLARD

Pense em como seus pais arrumaram um nome para você ou seus irmãos. Provavelmente vocês foram batizados com o nome de parentes, personalidades históricas ou simplesmente pelo seu significado.
Os planetas e outros astros do nosso sistema solar foram batizados de maneira semelhante. Os planetas ganharam nomes de deuses antigos. Outros astros foram batizados com nomes escolhidos por cientistas ou de acordo com sua peculiaridade. A maior parte dos planetas foi batizada por antigos astrônomos chineses, e mais tarde, por babilônios. Mas ao longo do tempo diferentes civilizações mudavam os nomes dos planetas.
Por exemplo, os gregos chamavam Mercúrio de "Apolo". Mais tarde, os romanos o batizaram de Mercúrio, nome do mensageiro dos deuses, porque parecia viajar rápido no céu.
O planeta vermelho Marte sempre foi associado com destruição. Há três mil anos os astrônomos babilônios chamavam o planeta de "Nergal", nome de seu deus da morte. Os gregos o chamavam de "Áries" (deus do combate). O nome Marte veio dos romanos e significa deus da guerra.
Júpiter é o maior de todos os planetas. Por isso seu nome significa deus dos deuses, tanto na mitologia grega como na romana. Os planetas mais distantes do nosso sistema solar foram descobertos recentemente. Netuno, por exemplo, só foi identificado em 1846 e significa deus da água.
Plutão só foi descoberto em 1930. O astrônomo Percival Lowell previu a existência de um planeta naquele local, mas a localização exata só foi definida depois de 14 anos por cientistas, que chamaram o planeta de Plutão (deus do fogo na mitologia grega), que tem as letras "P" e "L", iniciais de Percival Lowell.
Atualmente, para dar novos nomes, a União Astronômica Internacional tem comissões que procuram nomes em diferentes culturas da Terra.

Copyright Los Angeles Times Syndicate

Texto Anterior: O punk está de volta na moda e na música
Próximo Texto: O jovem é mais violento que o adulto?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.