São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Will Eisner; Joe Kubert; Howard Chaykin; José Delbo; Jules Feiffer

Will Eisner - Completou 77 anos ontem. É o criador do "Spirit", uma espécie de "Cidadão Kane" dos quadrinhos. "Spirit" foi publicado por apenas 12 anos (1940 a 1952), mas sua influência sobre os quadrinhos é gigantesca. Poucas HQs de aventura norte-americanas passam sem um toque "eisneriano". Depois de 1952, Eisner ficou longe dos quadrinhos, dando aulas ou fazendo HQs educativas. Foi redescoberto pela contracultura dos anos 60. Voltou a publicar no final dos anos 70.

Joe Kubert - Nasceu em 1926. Desenhou desde HQs do Super-Mouse até quadrinhos de super-heróis como o Super-Homem, Flash e o Gavião Negro. Fez alguns dos melhores gibis do Tarzan. Mas sua especialidade são as histórias de guerra. Criou HQs para o legendário gibi "Two-Fisted Tales" da EC Comics, nos anos 50. E nos anos 60 criou clássicos do gênero como "Sgt Rock", "Enemy Ace" ("Barão Vermelho" no Brasil) e "Tales of Green Beret". Hoje tem a escola Joe Kubert School Of Cartoon and Graphic Art, Inc., a mais importante na área dos quadrinhos.

Howard Chaykin - Nasceu em 1951. No Brasil é conhecido pelo gibi "American Flagg". Sua "graphic novel" "Empire", de 1978, foi a primeira a ser publicada por uma grande editora, a Berkley Books. Uma de suas HQs, "Cody Starbuck", teria sido a inspiração para "Guerra nas Estrelas", a ponto de muitos terem acusado George Lucas de plágio. Talvez como prêmio tenha ganho o direito de quadrinizar a versão do filme. Seu trabalho mais famoso é "Black Kiss".

José Delbo - Nasceu em Buenos Aires em dezembro de 1933. Mudou-se em 1966 para os EUA onde desenhou quadrinhos de faroeste, gibis dos Monkees, versões da série "Além da Imaginação" e até uma quadrinização do "Yellow Submarine", dos Beatles. Na área dos super-heróis fez gibis do Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, Novos Titãs, Arqueiro Verde e muitos outros. Ainda na Argentina, nos anos 50, publicou em revistas como a "Poncho Negro". Aqui no Brasil, chegou a fazer uma tira, "Gatinha Paulista", para jornais.

Jules Feiffer - Jules Ralph Feiffer é o grande astro deste Comic-Con, por ter uma importância que ultrapassa em muito o mundo dos quadrinhos. Sua seção no "Village Voice" já causou polêmicas nacionais nos EUA e se não derrubaram nenhum presidente, abalaram muito a moral de gente como Richard Nixon. Além dos quadrinhos, publicou livros, escreveu peças de teatro e roteiros para cinema. Ganhou um Oscar em 1960 pelo seu desenho animado "Munro". Seus roteiros já foram filmados por Alain Resnais ("Quero Voltar Para Casa"), Robert Altman ("Popeye"), Mike Nichols ("Ânsia de Amar") e outros. Foi assistente de Will Eisner nos anos 40.

Texto Anterior: Exposição traz os 25 maiores
Próximo Texto: Cometa; Cartola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.