São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exposição traz os 25 maiores

ESPECIAL PARA A FOLHA

Entre as exposições desta Comic-Con está uma que reúne bonecos de 2,50 metros representando 25 super super-heróis. Para escolher esses 25, a organização da convenção montou uma curadoria com notáveis do mundo dos quadrinhos, entre artistas e estudiosos. Os desenhistas Ziraldo, o norte-americano Neal Adams (autor de clássicas histórias do Batman), especialistas como Ron Goulart, Álvaro Moya e Sergio Augusto, da Folha, que, nos anos 60, foi o primeiro jornalista do mundo a ter uma coluna sobre história em quadrinhos publicada regularmente.
A lista organizada pela Escola Panamericana de Arte (veja nesta página) tem os nomes esperados –Batman, Super–Homem, Flash, entre outros– e dois nem tanto: Spirit, que não é super-herói nem na opinião de seu criador, Will Eisner, e outra criação de Eisner (com Lou Fine), Doll Man, um personagem esquecido.
Uma coisa salta à vista nessa relação: a quantidade de personagens criados pelo desenhista Jack Kirby. Kirby, com nove personagens entre os eleitos, seria um dos convidados nesta Comic-Con, mas morreu no último dia 6 de fevereiro. "Eu queria reunir os três maiores nomes da 'era de ouro' dos quadrinhos Eisner, Kubert e Jack Kirby", diz Henrique Lipszyc.

Texto Anterior: Heróis dos quadrinhos se encontram em SP
Próximo Texto: Will Eisner; Joe Kubert; Howard Chaykin; José Delbo; Jules Feiffer
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.