São Paulo, segunda-feira, 7 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Números do PT

MARCELO BERABA

SÃO PAULO – O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, segue firme com 30% das intenções de voto segundo a pesquisa Datafolha divulgada ontem. Neste momento, Lula está muito bem no Nordeste e tem uma relativa vantagem até mesmo no Estado de São Paulo, seu calcanhar-de-aquiles em 89, quando perdeu para Collor nos dois turnos.
Lula chega a ter 34% dos votos do Nordeste quando seus adversários são Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Antonio Britto (PMDB) ou Fernando Henrique e Orestes Quércia (PMDB). Em Pernambuco ele varia de 44% (quando o candidato do PSDB é o cearense Ciro Gomes e o do PMDB o gaúcho Antonio Britto) a 47% (contra Ciro e Orestes Quércia). A média ponderada de Lula no Nordeste é alta mesmo ele perdendo para ACM na Bahia (42% a 30%) e para Ciro Gomes no Ceará (48% a 22%).
Se no Nordeste estão os seus melhores números, em São Paulo, maior colégio eleitoral, Lula enfrenta, como sempre, a disputa mais difícil. Ele tem 27% dos votos contra 22% de Maluf e 15% de FHC quando o candidato do PMDB é Britto (13%). Maluf melhora para 25% e encosta em Lula quando o candidato do PSDB é Ciro Gomes. Neste caso, apenas um terço dos votos de FHC permanecem com o PSDB; o resto migra sem beneficiar o PT.
Quando os quatro candidatos "paulistas" estão na disputa, o jogo embola: Lula fica com 25%, Maluf com 22%, FHC com 17% e Quércia com 10%.
Num segundo turno, Lula perde, em São Paulo, para Maluf (42% a 40%) e para FHC (45% a 39%). E ganha de Britto (43% a 40%) e de Ciro Gomes (49% a 25%).
São números que mostram claramente que a candidatura petista também em São Paulo está bem plantada, mas a rejeição ao partido ainda é bastante grande. E isso pode lhe ser mais uma vez fatal.

Texto Anterior: PT X LULA; SABEDORIA ANIMAL; VIOLÊNCIA
Próximo Texto: O corporativismo da batina
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.