São Paulo, quarta-feira, 9 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Acidente de trem mata 63 na África do Sul

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Pelo menos 63 pessoas morreram e 370 ficaram feridas ontem quando um trem suburbano lotado descarrilou perto de Marriannhill, leste da África do Sul. A maioria das vítimas eram negros trabalhadores do porto de Durban, a 20 km do local do acidente.
Em uma curva, nove dos onze vagões do trem pularam dos trilhos. O acidente aconteceu pela manhã, quando os passageiros iam para o trabalho. Segundo a polícia, havia cerca de 850 pessoas no trem.
"A área é muito remota e é muito difícil chegar lá", disse o diretor das operações de resgate, Burger Van Heerden. As vítimas tinham de ser carregados por mais de 500 metros até chegar às ambulâncias.
Segundo sobreviventes, assaltantes teriam aproveitado a confusão para roubar objetos de valor, mas a informação não foi confirmada pela polícia.
"Muitas pessoas não conseguiam respirar", disse Thabo Mazibuko, um dos sobreviventes. Segundo o porta-voz da polícia de Durban, Bala Naidoo, 58 feridos estão em estado crítico. Os feridos foram levados para dez hospitais espalhados pela área metropolitana de Durban.
Sabotagem
O chefe zulu Mangosutu Buthelezi, do partido Inkatha, disse que o acidente pode ter sido resultado de sabotagem e pediu a instauração de um inquérito policial para apurar as causas do descarrilamento.
A assesoria de imprensa da empresa ferroviária Spoornet, que operava a linha, afirmou que já está investigando o acidente e garantiu que as famílias de todas as vítimas serão indenizadas. A Spoornet disse também que pagará os custos dos funerais.
O acidente de Durban foi o terceiro pior desastre ferroviário da história da África do Sul. O pior aconteceu em Effingham, também próximo a Durban, em 1965, matando 91 pessoas e deixando 52 feridas. Em 1949, um acidente em Johannesburgo matou 67 e deixou 46 feridos.

Texto Anterior: Miyake inova com plissados em escada
Próximo Texto: Vagão descarrilha e trem explode na Suíça; Sequestrador de avião é morto no Quênia; Fracassa negociação sobre Noruega na UE; Pentágono proíbe fumo em serviço; Balladur faz cruzada contra língua inglesa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.