São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Próximo Texto | Índice

Andar da carruagem; Era do terror; Fala desvairada; Razão oculta; Bronca inflacionária; Em busca do remendo; Tudo junto; Ano eleitoral; Último a saber; Alvo exposto

Andar da carruagem
Assessores de FHC insistem que o comportamento dos preços não altera o prazo de criação do real. Dizem que ele só virá quando parte expressiva da sociedade tiver absorvido a URV voluntariamente. É esperar para conferir.

Era do terror
Assessores de Itamar filosofam que governo justo é aquele que entra do lado do mais fraco. Como consideram a inflação resultado de conflito na distribuição de renda, apregoam cadeia para quem acham que "abusa" nos preços.

Fala desvairada
Delfim Netto (PPR-SP) acha que o governo ainda se arrependerá do barulho em torno da alta de preços. "A histeria é a principal causa do desalinhamento de preços. E, quanto mais desalinhados, mais longe a criação do real."

Razão oculta
A equipe econômica acha que entendeu porque os credores internacionais insistem no fechamento do acordo da dívida externa ainda neste ano. Não seria só insegurança quanto ao novo governo. Seria, sobretudo, o medo de Lula.

Bronca inflacionária
O ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega atribui a alta dos preços em parte ao que chama de "efeito concessão à demagogia". Acha que o governo exagera nas ameaças aos empresários, o que gera a inquietação inflacionária.

Em busca do remendo
Chegou a circular ontem no Congresso revisor a idéia de se tentar, na segunda votação, voltar ao mandato de cinco anos para o presidente, já que foi rejeitada a chance de reeleição. Mas a proposta não pegou entre os líderes.

Tudo junto
"O Congresso recusou coisas razoáveis com medo de absurdos", diz Esperidião Amin (PPR-SC). Ou seja, para evitar que fosse aprovada a reeleição para o atual presidente, derubou-se a possibilidade para os próximos.

Ano eleitoral
Lula retoma suas caravanas pelo país no próximo dia 19. No roteiro: Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba. A nova viagem termina no dia 1º de abril.

Último a saber
Fleury está irritado com a cúpula do PMDB e, principalmente, com o relator da revisão, Nelson Jobim (PMDB-RS). O governador acreditou que os peemedebistas dariam apoio à diminuição do prazo de desincompatibilização.

Alvo exposto
Cresce entre tucanos a preocupação com a segurança de FHC. Quarta, ao entrar no prédio de José Serra (SP), foi acompanhado por um estranho até o elevador. A segurança nem se deu conta. Por sorte, era um admirador do plano.

Próximo Texto: Começo de namoro; Chance preservada; Canto da sereia; Insistente; Pista investigada; Esperar para ver; Diplomacia de uniforme; TIROTEIO
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.