São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OS POSSÍVEIS SUBSTITUTOS DE FHC

– Pedro Malan
. A favor - Tem trânsito na comunidade econômica internacional, e é, tecnicamente, considerado competente. É amigo de FHC. Ajudou a formular o plano.
. Contra - Pouco respaldo político no Congresso. É considerado diplomata demais para tratar com políticos. O governo precisaria arrumar um novo presidente do Banco Central.

– Rubens Ricúpero
. A favor - No meio acadêmico e entre os empresários, é considerado tecnicamente competente. Tem trânsito e diálogo com o presidente Itamar Franco e entre os agentes econômicos internacionais.
. Contra - Pouca penetração no Congresso. É considerado diplomata demais para tratar com políticos.

– Tasso Jereissati
. A favor - Tem respaldo político no Congresso e identificação com o plano FHC –foi um dos "consultores" informais do ministro durante a gestação do plano. Dialoga bem com Itamar.
. Contra - Político profissional que tende a ceder às pressões e interesses do Congresso. Depois de quatro anos sem mandato, quer ser candidato pelo Ceará. O PSDB precisa dele para evitar a derrota para o PMDB no Estado.

– José Serra
. A favor - Candidato com penetração política, considerado tecnicamente preparado. Dono de um estilo "trator", isto é, não ceder aos pleitos políticos que prejudiquem a economia. Tem apoio do empresariado.
. Contra - Pouca intimidade com Itamar, com quem já se atritou publicamente. Quer ser candidato ao Senado por São Paulo.

– Edmar Bacha
. A favor - É considerado um "craque em economia" e sua postura irritada é a marca do estilo "trator" –não ceder aos interesses políticos. Amigo de FHC. Um dos formuladores do plano.
. Contra - Sem trânsito com Itamar e sem respaldo político no Congresso.

– Osiris Lopes
. A favor - Afinidade com Itamar e com o grupo palaciano. O estilo "xerife" com que administra a Receita o credencia ao cargo se a opção do governo for combater a alta de preços. É considerado um negociador duro.
. Contra - É considerado bom arrecadador de impostos, mas fraco em economia. Tem pouco trânsito no Congresso. Sua indicação sinalizaria a intenção do governo de optar pelo controle de preços.

Texto Anterior: Itamar pensa em Osiris para lugar de FHC
Próximo Texto: Para Itamar, Garcia é o vice ideal para FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.