São Paulo, sexta-feira, 11 de março de 1994
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Escolas de SP já adotam o manual do jovem eleitor

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As principais escolas particulares de São Paulo já adotaram o livro "Como não ser enganado nas eleições"( editora Ática), a ser lançado na primeira quinzena de abril. Com apoio do Projeto Folha Educação e da Associação das Escolas Particulares, pela primeira vez no Brasil um livro revela os truques e segredos que os eleitores devem conhecer para não serem ludibriados pelos candidatos.
O texto básico é do jornalista Gilberto Dimenstein, diretor da sucursal da Folha em Brasília, contando histórias de campanha eleitoral, algumas delas inéditas, numa linguagem acessível e bem-humorada. As ilustrações são do cartunista Glauco, da Folha, e do diretor de teatro Cacá Rosset, que preparou um ensaio fotográfico, no qual é o modelo, ensinando como se identificar um ator.
O livro reúne artigos de jornalistas, publicitários, assessores de imprensa, sociólogos e especialistas em marketing político são intercalados no texto básico, enriquecendo cada a revelação sobre os truques. O publicitário Washington Olivetto , por exemplo, conta histórias de publicitários em eleições. Boris Casoy e Herbert de Souza, o Betinho, comentam quais os cuidados mínimos que devem ser tomados diantes das propostas dos candidatos.
A ombudsman da Folha, Junia Nogueira de Sá dá dicas para não ser enganado pela imprensa; o crítico de TV Nelson de Sá, também da Folha, conta histórias da manipulação com o uso da imagem na TV. Gustavo Venturi, do Datafolha, ensina a cautela que deve ser tomada em relação às pesquisas.

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