São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programa beneficia índios em Pernambuco

FÁBIO GUIBU
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Cerca de 2.000 dos 10 mil índios de cinco aldeias do sertão de Pernambuco estão sendo beneficiados por um programa de geração de emprego e renda, elaborado e executado por funcionários da agência Imbiribeira do Banco do Brasil de Recife.
O programa, segunda fase da campanha contra a fome, consiste no financiamento de lavouras e criações de cabras e vacas nas terras indígenas. Os recursos são provenientes basicamente da doação mensal de tíquetes-refeição pelos bancários.
As sementes e os animais são entregues aos índios, que se responsabilizam pelo manejo dos rebanhos e pelo trabalho de plantar, colher e vender a produção. "Cada comunidade decide que tipo de atividade pretende desenvolver", disse a coordenadora do comitê Imbiribeira contra a fome, Luciana de Melo Arantes.
A família que recebe uma cabra ou uma vaca tem a obrigação de dividir o leite com as crianças da aldeia. Além disso, explica Luciana, a primeira cria também deve ser doada a outra família para que haja a expansão do programa na comunidade.
Em cinco meses o comitê distribuiu 70 cabras, um bode e oito vacas, além de sementes de palma, um tipo de cacto utilizado como ração de gado no sertão. "Agora vamos diversiicar as plantações, entregando sementes e mudas de maracujá e mandioca", disse Luciana.
Além dos índios, o comitê Imbiribeira também auxilia 15 meninos de rua de Olinda (6 km de Recife), que trabalham na reciclagem de papel em troca da garantia de que permanecerão estudando. Os garotos já têm um veículo para auxiliar no transporte, disse Luciana.
Tanto os meninos quanto os índios, afirmou ela, dependem cada vez menos da doação de alimentos que caracterizou a primeira fase da campanha. "Isso mostra que não houve assistencialismo, mas um direcionamento para a auto-suficiência dessas pessoas", afirmou.

Texto Anterior: Comitês organizam campanha em São Paulo
Próximo Texto: Liminar de empresas pode ser cassada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.