São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Indústria repete vendas do ano passado

FILOMENA SAYÃO
DA REPORTAGEM LOCAL

A produção de Páscoa deste ano para vendas internas é praticamente igual a do ano passado. A idéia é repetir a receita de 93, quando a indústria reduziu até 30% sua produção para não levar na cabeça. "As baixas vendas de 91 e 92 fizeram as lojas devolver até 45% das compras", relembra Jacob D. Cremasco, 43, diretor de vendas da Garoto, segunda maior nesse segmento.
A Lacta, que estima deter mais de 50% do mercado de Páscoa, não revela volume ou faturamento, mas diz que produziu o mesmo que no ano passado (quando houve devolução de 1,7% das vendas, considerada normal). A Associação Brasileira da Indústria do Chocolate, Cacau, Balas e Derivados (Abicab) estima que a produção deste ano seja de 8.500 toneladas. A entidade não revelou a produção de 1993.
Segundo Jairo Alves da Silva, 45, diretor de marketing da Lacta, o preço do quilo do chocolate foi de US$ 12,03 com base em seus custos em janeiro. No ano passado, afirma, o preço do quilo foi de US$ 12,87 –uma diferença de menos US$ 0,84. A medida provisória que instituiu a URV não atrapalhou os negócios com o comércio, afirmou, já que a maior parte há havia sido negociada. De qualquer maneira, afirmou, os preços tinham embutido uma inflação estimada em 39% a 40%. "Já estamos tendo um pouco de prejuízo, mas é pouco."
Este ano a Lacta investiu em uma novidade: ovos infantis com os personagens Disney. O ovo tem 250 gramas e as figuras de Mickey, Minie, Donald e Pateta, entre outros, em baixo relevo. O envoltório também traz os personagens. Para propagandar o novo produto, uma campanha feita pela DPZ entra no ar dia no próximo dia 18. Valor investido: US$ 1,5 milhão. Os anúncios irão ser veiculados em TVs e revistas até a semana da Páscoa.
A Garoto, que estima ter 25% do mercado com uma produção de 1,5 milhão de toneladas de produtos (33 milhões de ovos, coelhos e outros itens) para a Páscoa, afirmou que 90% da sua produção já foi entregue –a URV não chegou a ser impecilho nas negociações entre a indústria e os lojistas, afirmou Cremasco.
Ele acredita que pode haver falta de ovos perto do feriado, que será dia 3 de abril. "Já rodei alguns supermercados e está havendo uma boa procura. Os preços estão competitivos", afirmou. A Garoto está lançando o ovo Baton, marca de tablete responsável por 12,3% das vendas desse segmento. O ovo tem 270 gramas e três Batons dentro.
A Bauducco, com uma fatia de 5% do mercado de chocolates durante a Páscoa, produziu 1,1 milhão de unidades, 10% mais que em 93, afirma Fernando Simioni Jr., 38, gerente de marketing. As novidades incluem dois ovos, o M&M's Plain e o M&M's Plain –eles vêm com confeitos importados da marca norte-americana de chocolates Mars.
Mas o forte da empresa são os bolos Colomba Pascal –a Bauducco detém 80% desse segmento. Este ano serão 1,2 milhão de unidades, 20% mais que no ano passado.

Texto Anterior: Diminui ritmo dos reajustes em março
Próximo Texto: Americanas é agressiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.