São Paulo, sábado, 12 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mann vai comprar casa em Parati

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Quase um século e meio após a mudança para a Alemanha da brasileira Julia Silva Bruhns, mãe de Heinrich e Thomas Mann, um membro da família dos famosos escritores pode fincar raízes no Brasil. Neto de Thomas, o escritor e psicólogo Frido Mann, 53, se encantou por Parati (RJ) e decidiu comprar uma casa na cidade histórica onde nasceu sua bisavó.
"Tive uma grande impressão dessa cidade e da casa onde morou minha bisavó. Foi simplesmente maravilhoso", afirmou ontem de Parati, por telefone. "Vou voltar aqui dentro de alguns dias com Christine, minha mulher, e vamos começar a procurar uma casa."
Ele planeja comprar a casa em sociedade com o escritor e jornalista Peter Wehrli, amigo suíço que o acompanhou em sua primeira visita a Parati e já veio várias vezes ao Brasil. Os dois chegaram em Parati domingo passado, voltando ontem para o Rio. Hoje, deverão seguir para Ouro Preto (MG), para que Mann continue suas pesquisas o romance que está escrevendo.
Um dos momentos mais gratificantes –"foi maravilhoso"– em sua viagem a Parati foi o passeio de três horas que fez a pé pelo Caminho do Ouro –uma estradinha em meio à Mata Atlântica utilizada pelos portugueses, na época Colonial, para transportar ouro das Gerais até o porto de Parati.
Em seu livro, Mann pretende discutir a questão da identidade cultural, contando a saga de uma família, formada à época do Império por brasileiros e imigrantes sul-africanos, que se muda para a Suíça em 1914, antes de estourar a Primeira Guerra Mundial.
Após Ouro Preto, Mann vai a São Paulo. Na próxima quarta-feira, às 19h, ele participa do debate "A Literatura Alemã Hoje", promovido pela Folha. O evento, no auditório do jornal, será aberto ao público. Os cem convites estarão à disposição, a partir das 9h do dia 16, na portaria da Folha (al. Barão de Limeira, 425, Campos Elíseos).

Texto Anterior: Spielberg redige último capítulo da Bíblia
Próximo Texto: Documentário expõe sexo na propaganda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.