São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Itamar reitera ameaça a empresários

CLÓVIS ROSSI
ENVIADO ESPECIAL A SANTIAGO

O presidente Itamar Franco reiterou ontem a ameaça ao empresariado brasileiro de adotar "medidas drásticas" contra o que considera reajustes abusivos de preços.
Em contatos sucessivos com os jornalistas, nos três dias que passou em Santiago (Chile), Itamar mostrou-se obcecado com a questão dos preços. Sua queixa, reiterada ontem, é a de que o diálogo com o empresariado não tem dado resultado algum. Ele chegou a dizer que a falta de resultados é uma constante ao longo de sua gestão, a ponto de achar que "o governo está perdendo a batalha dos preços".
O presidente disse ainda que, na sua volta ao Brasil, hoje, espera receber relatório do ministro Fernando Henrique Cardoso (Fazenda) a respeito do comportamento dos preços. Conforme o teor do relatório, ele definirá os termos do projeto de lei que prevê sanções a quem praticar aumentos abusivos. O projeto está sendo preparado pelo consultor jurídico Alexandre Dupeyrat e deve ficar pronto entre amanhã e terça-feira.
Itamar acha que há "compreensão" no Congresso para a necessidade de se dar rápida tramitação a esse eventual projeto de lei, a menos que os próprios parlamentares prefiram incluir as punições na MP que cria a URV, transformando-a, então, em projeto de conversão.
As novas críticas de Itamar ao empresariado foram feitas em rápida entrevista à porta do Palácio de La Moneda, sede governamental chilena, logo após ter sido recebido em audiência pelo presidente Eduardo Frei.
Itamar relatou aos jornalistas que expusera a Frei a proposta do governo brasileiro, lançada em outubro passado, para a criação de uma área de livre comércio sul-americana. "O presidente (Frei) mostrou-se bastante sensível à essa idéia", disse Itamar.
Com gripe desde que chegou, Itamar recolheu-se em seguida ao hotel Sheraton, onde se hospeda. Hoje, às 12h (13h em Brasília), embarca de volta para o Brasil, chegando por volta de 17h.

Texto Anterior: Povoado tem 30 telefones
Próximo Texto: O poder de um só
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.