São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Índice

Comissão quer obrigar aviso prévio do real

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A comissão especial que analisa a MP da URV quer obrigar o governo a anunciar 30 dias antes a data em que o real entrará em vigor. O presidente da comissão, senador Odacir Soares, disse ontem que o ministro Fernando Henrique Cardoso (Fazenda) concorda com a inclusão deste dispositivo, no projeto de conversão da MP.
Segundo Soares, este prazo pode ser reduzido para l5 dias. A comissão já teria o apoio de FHC. Reunidos com técnicos da área econômica, os membros da comissão discutiram a necessidade de zerar as perdas salariais na data-base. A MP prevê negociação.
O aumento do mínimo em 50% até o fim do ano não está assegurado pelo governo, que vê problemas nas contas da Previdência. A comissão vai incluir no texto a obrigatoriedade de se converter salários em cruzeiros pela cotação da URV do dia do saque –e não pelo dia do pagamento.
A expectativa de Soares é votar o projeto de conversão na terça-feira. Se o parecer do deputado Gonzaga Mota não estiver pronto, Soares pretende nomear um novo relator para conduzir a relatoria em plenário. Hoje, a comissão conversa com representantes das centrais sindicais.

Texto Anterior: Para empresário, telefonia dá lucro até no interior da Amazônia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.