São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Terapia crê em outra vida

DA REPORTAGEM LOCAL

Existe uma corrente da psicologia que acredita que o entendimento dos traumas causados em vidas passadas pode ajudar a resolver problemas na vida atual. "Reencarnação é um fato. A regressão de memória acessa o trauma e faz com que o paciente possa 'redecidir' sobre sua vida atual", afirma o psicólogo Julio Prieto Peres, 25, do Instituto Nacional de Terapia de Vivências Passadas.
Dentro do que aceita como correto a terapia de vidas passadas, uma pessoa que tem medo de altura ou de fogo pode ter adquirido a fobia em função de acidentes anteriores, como, por exemplo, ter sido empurrada de um precipício ou ter morrido queimada.
"A regressão, induzida por relaxamento profundo, pode levar o paciente até o momento do trauma. Não importa se o paciente chama isso de fantasia do inconsciente ou qualquer outra coisa", diz Peres.
Segundo o psicólogo, a regressão às vidas passadas é recomendada para neuroses fóbicas, doenças psicossomáticas e problemas de relacionamento interpessoal: "Dois irmãos podem ter sido inimigos em vidas passadas e hoje não se darem bem por causa disso".
Assim como a reencarnação é um ponto básico nessa terapia, "só o sofrimento é capaz de ocasionar mudanças nas pessoas", de acordo com Prieto.

Texto Anterior: Arquiteto brasileiro vai coordenar cúpula sobre o futuro das cidades
Próximo Texto: 'Mapa reencarnatório' vira mania em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.