São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Arquiteto brasileiro vai coordenar cúpula sobre o futuro das cidades

DA REPORTAGEM LOCAL

O arquiteto Jorge Wilheim, ex-presidente da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento), está de mudança para Nairóbi, no Quênia. Wilheim foi nomeado pela ONU para ocupar, por dois anos, o cargo de subsecretário-geral da reunião de cúpula que vai discutir, em 1996, o futuro das cidades. A conferência será realizada em Istambul (Turquia).
Nos próximos dois anos ele terá como tarefa específica à frente do Habitat (Centro das Nacões Unidas para os Assentamentos Humanos) dar orientação conceitual para as discussões da conferência a partir do pressuposto que as cidades não são necessariamente um problema, mas soluções, e costurar a participação de políticos, governos, cidadãos e agentes econômicos no evento. Ou seja, "reunir quem faz a cidade", como resume Wilheim.
O arquiteto afirma ainda que, se conseguir preparar a conferência dentro desses conceitos, estará acontecendo uma guinada nas reuniões de chefes de Estado que tratam dos assentamentos humanos na ONU. "As Nações Unidas são como um transatlântico. É difícil mudar de direção, mas, depois que se consegue, tem uma força inercial posterior que garante resultados práticos. O Banco Mundial, por exemplo, espera diretrizes mais claras para definir seus financiamentos".
A reunião de cúpula sobre o futuro das cidades vai ocorrer em junho de 1996, 20 anos após a Conferência de Vancouver. Entre 11 e 22 de abril, começam os encontros preparatórias da conferência em Genebra.(Victor Agostinho)

Texto Anterior: 'Verdadeiro' Mengele morreu nos EUA em 1992, afirma historiador
Próximo Texto: Terapia crê em outra vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.