São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Juros reais estão embutidos

Os primeiros crediários em URV lançados em São Paulo são semelhantes aos indexados à TR, com a vantagem de o valor subir como o salário. Mas saiba que, na parcela fixa em URV, estão embutidos os juros reais.
Exemplo em 7/3/94: televisor por CR$ 289.900 à vista ou 12 parcelas de 46,33 URVs, com a primeira, também de 46,33 URVs, paga no ato da compra.
O televisor à vista equivalia a 421 URVs e 12 parcelas de 46,33 URVs (uma de entrada) somavam 555,96 URVs. A diferença de apenas 32% é enganosa porque a "dívida" do consumidor diminui ao longo do tempo.
Na comparação com o preço à vista, cálculos financeiros indicam que nesta operação estão embutidos 5,5% de juros reais ao mês, ou 90,12% ao ano. Tendo o dinheiro, vale a pena comprar à vista.
Se a nova moeda vier depois do pagamento de três parcelas, por exemplo, as outras oito ficarão constantes, mas o consumidor continuará pagando 5,5% ao mês. Se a inflação ressurge com força no real, o consumidor ganha.

Texto Anterior: Prestações seguirão URV
Próximo Texto: Aposentadoria nova aumenta até agosto
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.