São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campeonato começa com mais brasileiros

VALMIR STORTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Embalado pelo sucesso absoluto da primeira J. League, o futebol japonês iniciou ontem a segunda versão do campeonato que mobiliza a juventude e conquista fanáticos adeptos a cada dia.
Disputado em dois turnos –Série Suntory e Série Nicos–, a única novidade para este ano é o acréscimo de dois clubes vindos da J. League 1, a segunda divisão do Japão: Bellmare Hiratsuka e Jubilo Iwata. Não houve rebaixamento, o que aumenta para 12 o número de participantes.
O Bellmare, campeão da J. 1, que já contava com os brasileiros Mirandinha e Betinho (ex-Palmeiras) e Édson (ex-Saad), se armou para tentar surpreender seus novos adversários e veio ao Brasil para contratar o ponta-direita Almir, ídolo no Santos. Ontem, na estréia, foi goleado pelo Verdy Kawasaki, atual campeão, por 5 a 1. O brasileiro Bismarck marcou dois gols.
No ano passado Mirandinha foi o artilheiro do clube com 12 gols –e o quarto do campeonato– e Betinho o vice-artilheiro, com 11. Das 18 partidas disputas, venceu 16, marcando 49 gols e sofrendo 12. O Jubilo venceu 14, perdeu 4. Fez 31 gols e sofreu 15. Para participar da primeira divisão, o clube reformou e aumentou a capacidade de seu estádio.
O Verdy Kawasaki se contentou em manter o elenco com o qual conquistou, no ano passado, a J. League e a Copa Nabisco. Tem os brasileiros Bismark e Paulo Rodrigues e os astros Rui Ramos e o artilheiro Kazu.
O Kashima Antlers, vice-campeão da temporada 93, vai contar, além do atacante Alcindo, com o comando técnico de Edu Coimbra, irmão de Zico. Zico, aliás, é o maior problema do clube. Além de estar suspenso e não poder disputar as quatro primeiras partidas de seu time na liga, seu contrato se encerra em maio e o jogador afirma que só fica até junho, quando termina o primeiro turno.
O Yokohama Marinos, que teve o artilheiro do ano passado, o argentino Ramon Diaz (19 gols), foi até a Argentina para treinar e levou para o Oriente o jogador Medina Bello, reserva da seleção.
Resultados de ontem: Shimizu S.Pulse 1 x 0 Yokohama Flugels; Kashima Antlers 1 x 0 Jubillo Iwata; Yokohama Marinos 2 x 0 Urawa Reds; Ichihara 5 x 1 Gamba Osaka; Hiroshima 2 x 0 Nagoya Grampus.

Texto Anterior: Milan e Sampdoria fazem jogo decisivo
Próximo Texto: A COPA TERÁ APENAS...; FALTAM...; A FRASE; A CRISE NA FIFA; A MORAL; A SOLA; OS AMISTOSOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.