São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

A COPA TERÁ APENAS...; FALTAM...; A FRASE; A CRISE NA FIFA; A MORAL; A SOLA; OS AMISTOSOS

SÍLVIO LANCELLOTTI; ANDRÉ FONTENELLE
DE ALFIO BASILE, O TREINADOR DA SELECÃO DA ARGENTINA

A COPA TERÁ APENAS 22
árbitros, o menor número desde os 18 do Chile/62.

FALTAM 95 dias
para o início da Copa do Mundo de 94, no EUA

A frase
"Jogando mal, perdemos 2 em 37. Imaginem quando jogarmos bem...
A crise na Fifa
1. Cada vez mais se encaminha para uma batalha de três frentes a eleição do próximo presidente da Fifa que será realizada às vésperas da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Além da anunciada recandidatura de João Havelange e da ambição de seu secretário-geral, o suíço Joseph Blatter, a Uefa, entidade que organiza o futebol na Europa, deverá apresentar o nome de seu máximo mandatário, o sueco Lennart Johansson, ou de seu vice, o italiano Antonio Matarrese, atual presidente da Federação Italiana de Futebol.

2. Pelas contas da Uefa, a briga, hoje, estaria absolutamente equilibrada. A entidade confia em manter de seu lado cerca de 95% das suas 49 afiliadas. Imagina que o suiço Blatter consiga levantar, daqui até o dia da eleição, outros 50 sufrágios entre a África e a Ásia – e acredita que Havelange possa assegurar também 50 votos nas Américas. Num eventual segundo turno, a Uefa provavelmente preferirá se aliar ao brasileiro Havelange em vez do europeu Blatter.

A MORAL
Repercutiram pessimamente, na Itália, as declarações de Antonio Matarrese, presidente da federação, informando que o arqueiro Walter Zenga e o atacante Gianluca Viali "jamais terão uma nova chance na Squadra Azzurra" . Reação de Zenga: "Um dirigente que vai à TV para dizer coisas assim só reflete o estado de escândalos sucessivos em que se transformou o futebol".
A Fifa divulgou o programa oficial de provas atléticas a que obrigará os 30 árbitros concorrentes às 22 vagas na Copa dos EUA. Eis a relação: 50 metros rasos num máximo de 7seg50, 200 metros rasos num máximo de 32seg; 12 minutos de corrida num mínimo de 2.700 metros. Os 30 auxiliares que também perseguem 22 lugares no torneo farão as mesmas provas, com a exceção dos 200 metros rasos.

Nas horas vagas das viagens e dos treinamentos da seleção dos Estados Unidos, o cabeludo e barbudo zagueiro Alexis Lalas mantém um requisitado grupo de música "grundge", batizado de Gypsies. O último sucesso do conjunto se chama, adequadamente, "Chutando a Bola", composição do próprio Lalas. Brada o seu refrão: "Eu quero, comigo, todo mundo chutando a bola, chutando a bola, hey hey..."
A SOLA Em sua reunião da semana passada, em Zurique, na Suiça, o International Board tratou de algo mais que a morte súbita ou o lateral com os pés. A entidade pensa em limitar o comprimento e o número de travas nas chuteiras usadas pelos jogadores. OS AMISTOSOS Os Estados Unidos não param de marcar amistosos de preparação para o Mundial. Confirmaram mais dois, com Grécia e Arábia Saudita, em maio. Estão tentando México, Argentina, Chile, Islândia e até a fraca e desconhecida seleção da Moldova.

Texto Anterior: Campeonato começa com mais brasileiros
Próximo Texto: Sem Raí, PSG vence e segue na liderança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.