São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como organizar uma produtora de vídeo ou prestadora de serviços de filmagem de eventos sociais?

Marcelo dos Santos Laranjo, São Paulo, SP

A montagem de uma produtora de vídeo exige investimento inicial bem elevado, uma vez que os principais equipamentos –ilha de edição, conjunto de câmeras profissionais, equipamentos de iluminação, gravador de áudio, diversos acessórios, além de salas para edição e estúdio à prova de som– custam uma pequena fortuna. Mesmo que os equipamentos sejam alugados, em vez de comprados, o investimento inicial é muito alto. Além disso, os custos de funcionamento deste tipo de empreendimento são também muito elevados. A equipe técnica (cinegrafista, produtor, editor etc.) é composta de profissionais altamente especializados e os materiais diretos (fitas profissionais virgens, acessórios diversos etc.) geralmente são importados.
Entretanto, a montagem de uma prestadora de serviços de gravação em vídeo de eventos sociais (casamentos, batizados, formaturas etc.) não requer investimento muito alto e pode representar uma atividade lucrativa. Um telefone comercial ou residencial, uma câmera, dois videocassetes e equipamentos de iluminação são os equipamentos necessários para a implantação do negócio. Antes de adquirir o material é preciso ter conhecimentos técnicos suficientes para realizar um trabalho de nível profissional.
Os custos de aquisição dos equipamentos mais simples de filmagem e reprodução ficam em torno de US$ 6.000, mais US$ 1.000 para capital de giro. Com isso, o faturamento pode atingir até US$ 2.000 mensais.
Os riscos são grandes, já que o mercado em algumas regiões apresenta-se saturado. Antes de tomar qualquer decisão sobre a montagem do negócio, deve-se verificar a quantidade de empresas e/ou profissionais na cidade e analisar com cuidado a demanda por esses serviços.

As cartas ao Balcão Folha-Sebrae devem ser enviadas para Caderno Tudo - al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo, SP, com nome, profissão, endereço, telefone e ramo de atividade; elas serão respondidas pela equipe técnica do sistema Sebrae.

Texto Anterior: Banespa e Banco do Brasil financiam compra de franquia
Próximo Texto: Café faz sucesso com o atendimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.