São Paulo, domingo, 13 de março de 1994
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Café faz sucesso com o atendimento

Espaço favorece clima de intimidade

CRM
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Depois de trabalhar por 15 anos na Aços Villares, o engenheiro metalurgista Eber Bellini, 38, colocou os conhecimentos a serviço da culinária. Junto com uma irmã, Kátia Bellini Jordão, 44, ele dirige o café Les Tartes, no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Em um ano e meio, os dois conquistaram a atenção de cerca de 200 clientes.
O Les Tartes já existia, com esse mesmo nome, cerca de três anos e meio antes. Eber e Kátia são os terceiros donos e não revelam o investimento feito nem quanto faturam por mês. Os irmãos compraram o negócio completo, com máquinas e balcões. Até a decoração permaneceu inalterada. Algumas receitas foram mantidas, ao lado das preparadas por Kátia. "Levamos seis meses para decolar e, agora, as contas estão se pagando", diz Eber. Segundo ele, ainda não dá para pensar em lucro.
O Les Tartes, a rigor, não é muito diferente dos inúmeros cafés da cidade. Tem em seu cardápio salgadinhos, tortas doces e salgadas, docinhos e, naturalmente, café, sucos e cervejas. No verão costuma servir refeições leves, como carpaccio, "carne louca" e salpicão. O que está garantindo uma clientela fixa, no entanto, é o atendimento personalizado.
"A idéia era criar um clima mais familiar de atendimento", afirma Eber. Quando pensou em abrir um café, o ex-engenheiro queria tornar seu negócio um pouco mais "humano". "Eu não tinha o menor interesse em, simplesmente, tirar um pedido mecanicamente." O próximo passo, afirma ele, foi conhecer as preferências de cada cliente. O espaço colabora para essa aproximação. São, ao todo, sete mesas dispostas em pouco mais de 40 m2. A maior parte dos pedidos é feita no balcão.
A maioria dos clientes do Les Tartes são pessoas que trabalham na região. Outros fazem encomendas para revender seus produtos. Para os clientes do dia-a-dia, o Les Tartes trabalha com condições especiais de pagamento.(CRM)

Texto Anterior: Como organizar uma produtora de vídeo ou prestadora de serviços de filmagem de eventos sociais?
Próximo Texto: Feiras mostram novos equipamentos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.